INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Lingüística:
Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe), tanto na forma oral como na escrita, no caso de sociedades letradas. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores.
Lógico- Matemática:
É a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio dedutivo, para a compreensão de cadeias de raciocínios, além da capacidade de solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. É a competência mais diretamente associada ao pensamento científico e, portanto, à idéia tradicional da inteligência.
Musical:
É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como é o caso de muitos músicos famosos da música popular brasileira.
Espacial:
É a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos ou transformar as características de um determinado espaço. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores.
Corporal-Cinestésica:
É inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos (cinestesia é o sentido pelo qual percebemos os movimentos musculares, o peso e a posição dos membros). Atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos tem essa inteligência altamente desenvolvida.
Pictórica:
É a faculdade de reproduzir, pelo desenho, objetos e situações reais ou mentais. É também de organizar elementos visuais de formas harmônica, estabelecendo relações estéticas entre eles. Trata-se de uma inteligência que se destaca em pintores, artistas plásticos, desenhistas, ilustradores e chargista.
INTERPESSOAL:
É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações ou inibições e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta nos indivíduos de fácil relacionamento pessoal, com líderes de grupo, políticos, terapeutas, professores animadores de espetáculos.
INTRAPESSOAL:
É a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma, administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos bem resolvidos, como se diz em linguagem popular.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada a partir dos anos 80 pôr pesquisadores da universidade norte-americana de Harvard, liderada pelo psicólogo Gardner.
O pesquisador passou então a questionar a avaliação escolar, cujos os critérios não incluem a análise de capacidades que, no entanto, são importantes na vida das pessoas. Concluiu que as formas convencionais de avaliação apenas traduzem a concepção de inteligência vigente na escola, limitada à valorização da competência lógico-matemática e da lingüística.
O psicólogo estabeleceu vários critérios para que uma inteligência seja considerada como tal, desde sua possível manifestação em todos os grupos culturais até a localização de sua área no cérebro. Ele mesmo identificou sete inteligências mas não considera esse número definitivo.
Segundo Gardner excetuados os casos de lesões, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente incluindo os estímulos culturais, desenvolvemos mais algumas e deixamos de aprimorar outras. Isso dá a cada pessoa um perfil particular de inteligências, o espectro.
Por isso a nova teoria da inteligência renega a possibilidade de medi-la pelos métodos convencionais, principalmente com os famosos testes de Q.I (Quociente de inteligência). É que eles mediriam apenas as manifestações das competências lógico-matemática e lingüística, não dando conta de avaliar todo o espectro da inteligência.
INTELIGÊNCIA
O potencial de inteligência da espécie humana é um traço genético que a coloca em posição destacada na escala zoológica. Entretanto a expressão desse potencial, ou seja, a inteligência e o seu desenvolvimento, é o resultado da ação de fatores não apenas de natureza biológica mas também de natureza psicológica e sociocultural.
Admite-se que a base genética da inteligência é a herança poliogênica. Quando analisamos um caráter genético determinado pôr um grande número de genes os quais se combinam ao acaso nos diferentes indivíduos. Cada gene tem, portanto, uma apequena participação na determinação do caráter.
Outro fator é que a inteligência está associada ao cérebro. Consequentemente, a integridade de órgão tem grande influência no desenvolvimento e manutenção da inteligência, pois guarda certa relação com o desenvolvimento neurológico.
Cerca de 50% da inteligência instala-se no período que vai de 0 a 4 anos de idade, 30% no período de 4 a 8 anos e 20% no período de 8 a 18 anos.
Não podemos esquecer que o processo pelo qual a inteligência, como um todo vai sendo moldada, sofre influência considerável dos fatores psicológicos e sócio econômicos.
Os fatores que atuam no desenvolvimento da inteligência, sejam eles biológicos ou não, nem sempre são positivos, pelo contrário muitas vezes são negativos e podem até causar retardamento mental.
APTIDÕES DO CÉREBRO
1) CORPORAIS-VISCERAIS - (Polo medular)
Capacidade de preservação da vida. São típicas desta área as aptidões mecânicas e motora, sensoriais, físico-orgânicas e atléticas.
2) PREVENTIVO-ORGANIZACIONAIS – (Polo cortical esquerdo)
Capacidades operacionais de dirigir ações para a melhoria das condições de vida. São típicas dessa área as aptidões administrativas, burocráticas e disciplinadora.
3) EMOTIVOS-RELACIONAIS – (Polo cortical direito)
Capacidade de dirigir ações pela melhoria das condições de vida e segurança através da cooperação comunitária. São típicas dessa área a aptidão para a comunicação, envolvimento das pessoas, oratória, ensino e liderança.
4) ANALÍTICOS – FATUAIS - ( Polo neocortical esquerdo)
Capacidade de desenvolver propostas para a otimização das condições de vida, satisfação, conforto e bem-estar, através da compreensão e domínio do ambiente. São típicas dessas áreas as aptidões para perceber as partes de um todo, correlacionar e interpretar dados, avaliar e diagnosticar situações concretas, desenvolver raciocínios lógicos e prognósticos para o futuro.
5) INTUITIVO-CONCEITUAIS - (Polo neocortical direito)
Capacidade de correlacionar idéias e sensações desenvolvidas intuitivamente a margem dos fatos ou dados concretos para formular hipóteses de respostas motoras otimizadas para os estímulos do ambiente ou para modelar o ambiente de acordo com a conveniência ou desejos pré estabelecidos. São típicas desta área aptidões para a abstração, imaginação, especulação, criação, invenção e elaboração de raciocínio espaciais.
6) METAFÍSICO-ESPIRITUAL (Polo pós cortical)
Capacidade de receber informações de maneira extrasensoriais, entender a natureza e o sentido da vida e das coisas para a maximização do potencial espiritual do homem. Seriam típicas dessa área as aptidões para a Filosofia pura, transcendental, cognição espontânea, premonição, compreensão dos fenômenos universais e sobrenaturais.
No desenvolvimento das aptidões cerebrais a região Pré-frontal seria a área de domínio de uma porção cortical ainda não inteiramente utilizada; o pós córtex que abriga aptidões supra-intelectuais ainda não claramente identificadas.
HORMÔNIOS
Hormônios mais Sistema Nervoso - Comportamentos
(substâncias) (Inteligência – emoções)
Hormônio melatonina: Controla relógio biológico, função regular nosso sono, (Glândula pineal).
Hormônio de Crescimento: Glândula Hipófise ,( excesso – gigantismo).
Timo: Glândula localizada dentro do tórax, próximo a base do pescoço, e tem importante papel no desenvolvimento do sistema que faz a defesa do organismo, não está pronta quando nascemos.
Supra Renais:
Adrenalina – 80% - depressão.
Noroadrenalina: 20% - raiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário